2 - Caracterização ambiental

2.6 – Clima

Segundo a classificação climática de Köppen, o clima no Distrito Federal é tropical, com concentração de precipitações no verão. Apresenta os seguintes tipos climáticos:

  • Tropical (Aw): temperatura superior a 18 °C para o mês mais frio. Envolve, aproximadamente, as áreas com cotas altimétricas abaixo dos 1.000 m.
  • Tropical de Altitude (Cwa): temperatura inferior a 18 °C para o mês mais frio, com média superior a 22 °C no mês mais quente. Abrange, aproximadamente, as áreas com cotas altimétricas entre 1.000 m e 1.200 m.
  • Tropical de Altitude (Cwb): temperatura inferior a 18 °C para o mês mais frio, com média inferior a 22 °C no mês mais quente. Corresponde às áreas com cotas altimétricas superiores a 1.200 m.

As temperaturas médias anuais variam entre 19 °C e 23 °C. O período mais quente ocorre entre setembro e outubro, no qual a média histórica das temperaturas mais altas chega a 30 °C. O período mais frio ocorre entre junho e julho, meses em que as temperaturas mais baixas chegam a 13 °C.

Figura 9 – Classificação climática do Distrito Federal, segundo Köppen

 Figura 10 - Média histórica de temperaturas máximas no Distrito Federal
Figura 10 – Média histórica de temperaturas máximas no Distrito Federal
 Figura 11 - Média histórica de temperaturas mínimas no Distrito Federal
Figura 11 – Média histórica de temperaturas mínimas no Distrito Federal
 Figura 12 - Média histórica de chuva mensal no Distrito Federal
Figura 12 – Média histórica de chuva mensal no Distrito Federal
 Figura 13 - Média histórica da umidade relativa do ar no Distrito Federal
Figura 13 – Média histórica da umidade relativa do ar no Distrito Federal

A pluviosidade é caracterizada pela marcante sazonalidade. Cerca de 90% da precipitação ocorre na estação das chuvas (setembro/outubro a março/abril), enquanto na estação seca (abril/maio a setembro) raramente chove mais que 9,0 mm/mês. O total anual varia entre 1.100 mm a 1.600 mm. A umidade do ar varia regionalmente. Em geral, fica em torno de 70% a 80% no período chuvoso, diminuindo para valores médios entre 45% e 65% no período seco, quando valores menores que 20% podem ocorrer.

Figura 14 – Média histórica de chuva acumulada no Distrito Federal