2 - Caracterização ambiental

2.5 – Recursos hídricos

O Distrito Federal está situado em terras altas, que servem como dispersores das drenagens que fluem para três importantes bacias hidrográficas do Brasil: Bacia do Paraná, Bacia do São Francisco e Bacia do Tocantins. Sendo o DF uma importante região de nascentes, na qual predominam os cursos d’água perenes, sua hidrografia constitui um gigantesco rendilhado, por onde escoam cerca de dez bilhões de metros cúbicos de água, anualmente.

Nas últimas décadas, em virtude do forte crescimento demográfico e intensificação das atividades econômicas, vêm ocorrendo uma forte pressão sobre os recursos hídricos, colocando em risco sua manutenção e sustentabilidade. O DF é composto por sete bacias hidrográficas:

  • Bacia do Rio Descoberto: é formada pelo Rio Descoberto, que drena o DF no extremo oeste do território e o separa do estado de Goiás. O Lago Descoberto, formado pelo represamento do Rio Descoberto, é responsável pelo abastecimento de 60% da população do DF. Essa bacia é uma das mais povoadas, abrigando os núcleos urbanos de Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia e Samambaia.
  • Bacia do Rio São Bartolomeu: é a bacia de maior área no DF, estendendo-se no sentido norte-sul. Nela estão situadas parte de Planaltina, Paranoá, São Sebastião e Santa Maria.
  • Bacia do Lago Paranoá: situada na porção central, é a única bacia totalmente inserida no DF. Apresenta grande contingente populacional, composto por vários núcleos urbanos, como Plano Piloto, Guará, Lago Sul e Lago Norte. Nela está localizado o Parque Nacional de Brasília, importante unidade de conservação que abriga o Lago Santa Maria, de grande importância para o abastecimento de água do DF.
  • Bacia do Maranhão: está localizada na porção norte do DF, onde ficam parte de Brazlândia, Planaltina e Sobradinho. Essa bacia possui o terreno mais acidentado do DF e se destaca por seu potencial turístico, contando com mais de 90 cachoeiras, cânions e áreas de vegetação preservada.
  • Bacia do Rio Preto: situada na porção oriental do DF, essa bacia é formada pelo Rio Preto, que separa o DF dos estados de Goiás e Minas Gerais. Destaca-se pela agricultura irrigada, com presença de pivôs centrais, e pela expressiva produção de grãos, hortaliças e frutas.
  • Bacia do Rio São Marcos: é a bacia de menor área no DF, localizada na porção sudeste. Não possui núcleos urbanos em seu território.
  • Bacia do Rio Corumbá: localizada na porção sudoeste do DF, compreende as Regiões Administrativas de Samambaia, Recanto das Emas, Gama e Santa Maria. Caracteriza-se pela alta declividade e pelos solos susceptíveis aos processos erosivos.

Figura 8 – Recursos Hídricos do Distrito Federal