Apresentação
Renata zuquim
O século XXI tem seu início marcado por intensos movimentos de conexão e atrito entre diferentes sociedades. Longe de ser algo novo, o fenômeno vem apenas ganhando velocidade. Isso por conta da vasta quantidade de dados que, hoje, somos capazes de produzir e consumir em plataformas mediadas por algoritmos.
Os efeitos dessas relações são sentidos principalmente nas cidades, palco onde se concretiza a experiência social para a maior parte da população do planeta. As urbes vão adquirindo características distintas, ao ponto de desenvolverem traços socioculturais próprios, que influenciam, inclusive, a maneira como se relacionam entre si, seja cooperando, seja competindo.
Ponto central dessa relação dinâmica, os dados, insumos para a informação, requerem cuidado, refinamento e presteza em sua produção. É essa a qualidade expressa neste trabalho, por meio do qual a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), no cumprimento de sua missão de traduzir as realidades do Distrito Federal, nos confere uma formidável ferramenta para a construção de políticas públicas baseadas em evidências.
As dimensões apresentadas no Atlas nos auxiliam a identificar oportunidades de aproximação e diálogo com entes internacionais, para divulgar boas práticas e buscar soluções.
O Escritório de Assuntos Internacionais participou, com orgulho, da construção da presente edição do Atlas do Distrito Federal. Uma vez que a natureza de nossa atuação envolve um olhar sobre as mais diversas áreas de atuação do governo local, as dimensões apresentadas no Atlas nos auxiliam a identificar oportunidades de aproximação e diálogo com entes internacionais, para divulgar boas práticas e buscar soluções.
O Atlas do Distrito Federal ajuda a definir a capital do Brasil; promovê-la pelo mundo é nossa missão.
Renata Zuquim
Chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do Distrito Federal