Apresentação

Ibaneis rocha

Célebre por sua imponente arquitetura moderna e pela grandiosa epopeia de seus laboriosos pioneiros, Brasília é também uma cidade nascida da planificação geográfica. Antes que sua monumentalidade fosse esboçada nas maquetes e seu território fosse percorrido pelos construtores, ela já figurava nas projeções cartográficas nacionais, que permitiriam a cautlosa identificação do espaço ideal para erigir a capital dos brasileiros. Nada mais justo, portanto, do que comemorar os 60 anos de Brasília – cidade transposta dos mapas para a materialidade, com a atualização do Atlas do Distrito Federal.

Se outrora os esforços de grandes cientistas, como Luís Cruls, orientaram o projeto de integração nacional por meio da demarcação da futura capital, a nova edição deste Atlas, elaborado desde 1984 pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), consiste em subsídio intelectual indispensável ao enfrentamento dos desafios do século XXI. Trata-se de instrumento essencial no processo de elaboração de políticas públicas e na tomada de decisão pelo governo.

Este Atlas, em sua edição 2020, está a serviço de toda a população. O material constitui valioso recurso para a busca do conhecimento, a compreensão da identidade local e o planejamento de empreendimentos.

Todavia, não só o estado se beneficiará desta publicação. Contendo dados ricamente coligidos e sistematizados sobre o clima, a geologia, a vegetação, o uso do solo, a urbanização e a demografia do Distrito Federal, este Atlas, em sua edição 2020, está a serviço de toda a população. O material constitui valioso recurso para a busca do conhecimento, a compreensão da identidade local e o planejamento de empreendimentos.

Vertido aos idiomas inglês e espanhol, nosso Atlas é também um elo com os povos do mundo, que acompanharam com olhar admirado a construção da “Capital da Esperança” e seguem interessados no seu destino. Turistas forâneos terão nele um guia sintético do patrimônio material e imaterial que a cidade tem a oferecer, assim como investidores estrangeiros poderão nele observar os indicadores socioeconômicos, que testemunham o progresso alcançado e evidenciam as potencialidades de crescimento. Esta obra atende, portanto, ao propósito da atual gestão de renovar a vocação internacionalista do Distrito Federal.

Tracejada nos mapas desde o Período Colonial, Brasília a eles recorre a fim de posicionar-se frente aos ventos que virão. As informações sobre o território e a sociedade, minuciosamente corporificadas pela Codeplan neste Atlas, indicam novos caminhos, que, do plano à ação, conduzem o Distrito Federal a cumprir sua histórica missão: integrar o Brasil e proporcionar qualidade de vida e cidadania aos seus moradores.

Ibaneis Rocha

Governador do Distrito Federal