7 - Arquitetura e elementos culturais

7.8 – Patrimônio natural

Os Sítios do Patrimônio Mundial Natural foram criados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) visando proteger áreas excepcionais com relação à sua diversidade biológica e sua paisagem. A proteção ao ambiente, o respeito à diversidade cultural e às populações tradicionais são o foco principal. Além dos benefícios à natureza, essas áreas representam significativa fonte de renda advinda do ecoturismo.

Mesmo com a enorme diversidade do Brasil, o número de paisagens protegidas pela legislação cultural é reduzido. São oito áreas reconhecidas, dentre elas, as áreas protegidas do Cerrado: Chapada dos Veadeiros e Parque Nacional das Emas.

Apesar do DF não possuir nenhum sitio específico, está inserido no bioma Cerrado a área de proteção da Chapada dos Veadeiros, instituída como parque nacional desde 1961, situada a, aproximadamente, 265 km do centro de Brasília, abrangendo os municípios goianos de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança. O parque tem como objetivos a conservação, pesquisa científica, educação ambiental e visitação pública. Protege uma área de 240.611ha de Cerrado, abriga espécies de formações vegetais exclusivas, fauna diversa, inúmeras nascentes e cursos d’água, rica diversidade mineral, além de rara beleza cênica esculpida ao longo do tempo.

O DF possui diversas áreas de extrema importância para os ecossistemas, biodiversidade e geodiversidade em seu território. Além disso, apresenta grande potencial a ser explorado para o ecoturismo. Destacam-se as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) de Cafuringa, Gama e Cabeça de Veado.

Na APA de Cafuringa, estão localizados alguns dos monumentos naturais mais belos do DF, são cachoeiras, cavernas e trilhas, além de ricos recursos de fauna e flora. Merecem destaque as chapadas da Contagem e Imperial. A Reserva Ecológica da Chapada Imperial é a maior área de preservação privada do Cerrado no DF, possui cerca de 30 cachoeiras, grande variedade de fauna e flora, além de desenvolver diversos projetos ambientais.

A Chapada da Contagem é uma reserva biológica instituída para a proteção da fauna e da flora em extinção e dos recursos hídricos do Ribeirão Contagem e do Córrego Paranoazinho, assim como de remanescentes de Cerrado. Abriga considerável número de cavernas, sendo que a mais conhecida está localizada no Morro da Pedreira, em Sobradinho.

O Distrito Federal possui 58 cavernas identificadas no Cadastro Nacional de Cavernas da Brasil, grande parte situada na porção norte.

Já as APAs Gama e Cabeça de Veado foram criadas para ajudar na preservação dos ribeirões Gama e Cabeça de Veado. Possui três Áreas de Relevante Interesse Ecológico – Arie¹: Santuário da Vida Silvestre do Riacho Fundo, Capetinga-Taquara e Cerradão. Também abrangem áreas de notória importância científica para o DF, como as estações ecológicas do Jardim Botânico e da Universidade de Brasília, Reserva Ecológica do IBGE, Fazenda Experimental Água Limpa e o Jardim Zoológico.

Exemplos do patrimônio natural do DF:

  • Chapada Imperial
  • Chapada da Contagem
  • APA de Cafuringa
  • Poço Azul
  • Cachoeira do Tororó
  • Reserva Ecológica Paraíso na Terra
  • Cachoeira do Urubu
  • Recanto dos Pequizeiros
  • Parque Ecológico do Cortado