7 - Arquitetura e elementos culturais
7.6 – Sinalização urbana de brasília
O projeto de sinalização de Brasília é do arquiteto Danilo Barbosa e foi desenvolvido por sua equipe na Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), em meados da década de 70. Danilo nasceu em São José do Rio Preto – SP e, em 1968, veio para Brasília para cursar arquitetura na Universidade de Brasília. Atuou profissionalmente em diversas instituições do governo do Distrito Federal e aposentou-se em 2017.
As placas de sinalização foram idealizadas para facilitar a localização dos pedestres e motoristas da cidade, de forma proficiente. Para isso, foram adotados os padrões do Manual de Sinalização Interamericano. O processo de concepção da sinalização foi pensado para não agredir a paisagem e buscar uma assimilação com as escalas da cidade. Inicialmente, as placas foram instaladas utilizando uma estrutura de gesso. Apenas na década de 90, essas estruturas foram substituídas pelas metálicas. Cada cor utilizada tem um significado:
- O verde indica a direção de um determinado local;
- O azul aponta o lugar onde a pessoa está;
- O marrom indica os pontos turísticos.
Em 2010, o projeto de sinalização de Brasília foi submetido ao Comitê de Design do Museu de Arte Moderna de Nova York (Moma) e, em 2012, as placas ganharam espaço no acervo permanente do museu. O modelo escolhido para representar a sinalização da capital foi o totem que identifica a direção das superquadras modelo (107/ 307, 108/ 308 Sul).