6 - Infraestrutura

6.3 – Sistema elétrico

O fornecimento de energia elétrica no Distrito Federal é de responsabilidade da Companhia Energética de Brasília (CEB). O sistema de transmissão de energia é conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio de três subestações: Brasília Sul, Brasília Geral e Samambaia, principais fontes de suprimento para o sistema da CEB. Além dessas, existem 41 subestações para a distribuição de energia elétrica e um total de 1.078 km de linhas de distribuição.

Estima-se que 99,04% dos domicílios do Distrito Federal são atendidos pela rede de energia elétrica da CEB. Em 2018, foram fornecidos 5.583,716 GWh aos habitantes do Distrito Federal, sendo que o consumo foi 2,08% menor que em 2017. A CEB vem trabalhando para a redução do consumo de eletricidade. Entre 2010 e 2014, o Programa de Eficiência Energética realizou a troca de 29 mil geladeiras e 520 mil lâmpadas por equipamentos mais eficientes, em residências de famílias de baixa renda. A iluminação pública também recebeu investimentos para sua otimização, com a substituição de 4.306 luminárias convencionais por luminárias de LED.

Figura 61 - Origem da energia elétrica consumida no Distrito Federal (2017). Sistema Integrado Nacional (SIN*)
Figura 61 – Origem da energia elétrica consumida no Distrito Federal (2017). Sistema Integrado Nacional (SIN*)

* SIN – O sistema de produção e transmissão de energia elétrica do Brasil é um sistema hidro-termo-eólico de grande porte, com predominância de usinas hidrelétricas e múltiplos proprietários

Figura 62 - Energia elétrica consumida no Distrito Federal por tipo de uso (2017)