2 - Caracterização ambiental

2.9 – Flora

O Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo. Abriga 12.385 espécies de plantas nativas já catalogadas, das quais cerca de 4 mil são endêmicas. Mais de 220 espécies têm uso medicinal e mais 416 podem ser usadas na recuperação de solos degradados, como barreiras contra o vento, como proteção contra a erosão ou para habitat de predadores naturais de pragas. Mais de dez tipos de frutos comestíveis são regularmente consumidos pela população local e vendidos nos centros urbanos, como os frutos do pequi (Caryocar brasiliense), buriti (Mauritia flexuosa), mangaba (Hancornia speciosa), cagaita (Eugenia dysenterica), bacupari (Salacia crassifolia), cajuzinho do cerrado (Anacardium humile), araticum (Annona crassifolia) e as sementes do barú (Dipteryx alata). Entre as espécies da flora, 637 estão ameaçadas de extinção.